Inclusão e esperança marcam aula inaugural do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Campus São José dos Campos
No dia 19 de setembro, o Campus São José dos Campos realizou a aula inaugural dos cursos gratuitos do Programa Autonomia e Renda Petrobras. O evento celebrou o início de um novo ciclo de esperança para os 30 estudantes selecionados e contou com a presença de gestores da Petrobras, do IFSP e da Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (FAIFSul).
A cerimônia marcou a importância da parceria entre as instituições para promover a inclusão social por meio da educação. “Felicitamos os estudantes e reforçamos que os Institutos Federais são espaços de saber, fazer e ser. De valorização, de inclusão e onde o estudante é o protagonista. A oportunidade advinda dessa importante parceria com a Petrobras potencializa o que a Rede Federal faz de melhor: transformar vidas”, destaca a coordenadora do Programa pelos IFs, Cátia Viana.
A engenheira de produção que atua na área de Responsabilidade Social e na Gestão de Projetos da Petrobras, Anna Carolina Brandão Haydt de Souza, contou na aula inaugural a trajetória de criação do Programa. “Nossa estratégia de sustentabilidade busca promover a diversidade e o desenvolvimento social. E como vamos fazer isso? A partir dos investimentos em projetos sociais e ambientais para transformar pessoas e comunidades, valorizar os direitos humanos e a diversidade; e é isso que a gente busca com esse Programa”, conta.
Oportunidade de recomeço
Em um clima de esperança, muitos dos alunos ingressantes se emocionaram e manifestaram o quanto o Programa é uma oportunidade de recomeço. “Para mim está sendo muito importante esse curso pois vou me qualificar, voltar ao mercado de trabalho e dar um futuro bom para os meus filhos, que dependem de mim, porque sou mãe solteira e crio os dois. Estou muito confiante e feliz”, conta a primeira sorteada do curso do Campus São José dos Campos, Luisa da Silva Pereira.
O coordenador geral do Programa no IFSP, Elmisson Santana de Lima Silva, ressaltou suas expectativas quanto aos impactos sociais que os cursos de qualificação poderão fazer nas vidas das pessoas. "A parceria entre a Petrobras e os Institutos Federais trará uma importante contribuição para o currículo das pessoas capacitadas, facilitando a inserção ou recolocação no mundo do trabalho", afirmou.
Inclusão
A inclusão é um dos valores prioritários do Programa Autonomia e Renda Petrobras. A ideia é contribuir para que grupos minorizados e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica sejam inseridas no mundo do trabalho por meio da formação profissional de qualidade.
Além da formação, todos os estudantes receberão uma bolsa-auxílio mensal de R$ 660, com um valor diferenciado de R$ 858 para mulheres com filhos de até 11 anos.
Para quem deseja acompanhar as próximas oportunidades do Programa, as informações estão disponíveis no site autonomiaerenda.com.br e nas redes sociais oficiais do IFSP.
Redes Sociais