Estudantes do IFSP são aprovados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia

Alunos do curso técnico em Automação Industrial avançam em competição nacional que incentiva o aprendizado em biotecnologia

• Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2024, 06h27
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2024, 06h39

Três estudantes do curso técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio do Campus São José dos Campos do IFSP foram aprovados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec) 2024. Os estudantes classificados são: Enzo Gabriel Mendes Maciel e Gabriel de Lima Pessoa, ambos do primeiro ano, e Luíza Alves Barbosa, do segundo ano.

A lista completa de classificados pode ser conferida no site oficial da competição.

A primeira fase da OBBiotec, realizada virtualmente entre os dias 21 e 25 de agosto, abordou uma ampla gama de temas relacionados à biotecnologia, como: tecnologia microbiológica e sustentabilidade, biotecnologia e desenvolvimento humano, ética e biossegurança.

Agora, os alunos se preparam para a segunda fase, que acontecerá presencialmente na escola, entre os dias 1 e 3 de outubro. Essa etapa irá aprofundar os conhecimentos sobre temas como:

• Código genético, DNA, genoma, gene, genética forense e testes de paternidade;
  • Mutação, mutagênese, alimentos transgênicos, melhoramento animal e controle biológico de pragas;
  • Engenharia genética, clonagem molecular, terapia celular e produção de órgãos in vitro;
  • Biotecnologia molecular, incluindo vacinas, anticorpos monoclonais e tecnologias moleculares para diagnóstico;
  • Nanobiotecnologia, bioinformática, biocombustíveis e biorremediação.

A Olimpíada Brasileira de Biotecnologia é organizada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa. O objetivo principal da competição é estimular o aprendizado em biotecnologia e incentivar os alunos a buscarem novas oportunidades, como bolsas de iniciação científica.