Lula se reúne com gestores e conhece projetos de alunos e docentes do IFSP

O presidente e sua comitiva estiveram no Campus São Paulo na última sexta (23)

• Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2024, 17h27
  • Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2024, 17h35

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na última sexta-feira (23), para uma reunião de balanço com o reitor, pró-reitores e diretores-gerais dos 41 campi da instituição. Os investimentos do governo federal no IFSP foram tema principal do encontro, que aconteceu no Campus São Paulo.

Ao chegar à instituição, Lula se dirigiu primeiramente a um dos laboratórios do campus, onde estudantes e professores o aguardavam para apresentar três projetos que vêm sendo desenvolvidos no IFSP. Acompanhado de sua comitiva e do reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, o presidente pôde conhecer pesquisas nas áreas de robôs moles, de aplicação de fusão de sensores inerciais para detecção de câncer e de desenvolvimento de coração artificial.

Rodrigo Patta foi um dos alunos que teve a oportunidade de estar próximo ao presidente. Ele apresentou a Lula, ao lado do professor Alexandre Aragão (coordenador do projeto), o protótipo de um aparelho de baixo custo capaz de detectar o câncer de mama utilizando sensores de micro-ondas.  “Apresentar o projeto ao presidente foi sensacional, algo que eu nunca imaginei que faria, e sou muito grato ao IFSP por isso. Espero que a gente tenha conseguido mostrar um pouco do que somos capazes de desenvolver em nossos laboratórios”, diz Rodrigo.

Matheus Pereira também estava entre os estudantes que receberam Lula. Juntamente com o professor Alexandre Brincalepe, ele apresentou ao presidente um projeto na área de Soft Robotics (Robôs Moles). Esses robôs podem, por exemplo, ser utilizados para manipular objetos frágeis como frutas ou órgãos humanos. Para o estudante, foi uma experiência incrível poder mostrar a Lula e a sua comitiva todo o conhecimento adquirido em sala de aula sendo colocado em prática. “Acredito que apresentar os trabalhos que fomentam a ciência nacional é fundamental para inserir o IFSP na sociedade”, reflete.

O presidente também conheceu o projeto interinstitucional de um coração artificial, cujo objetivo é ter um dispositivo que ajude o coração a funcionar enquanto aguarda um doador ou para sustentar a vida em pacientes que não podem passar por transplante. A pesquisa foi apresentada a Lula pelo professor Tarcísio Leão e pela estudante Mariana Dornellas.

Reunião a portas fechadas

Depois de conhecer os projetos, o presidente se reuniu a portas fechadas com os gestores do IFSP. A reunião teve a participação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli.

Os investimentos do governo federal na instituição, que estão sendo direcionados para a melhoria da infraestrutura das unidades já existentes, foram a pauta do encontro. Segundo informações do Governo Federal, estão sendo aplicados cerca de R$ 141,2 milhões em recursos no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) para obras de ampliação, incluindo a construção de novos restaurantes estudantis, bibliotecas, salas de aula e laboratórios. No total, estão previstas 38 obras para beneficiar a comunidade acadêmica do IFSP.

Além disso, o presidente Lula reforçou a abertura de 12 novos campi do IFSP no estado de São Paulo até 2026, com um investimento estimado em R$ 300 milhões. Essas novas unidades serão distribuídas em diversos municípios, como Carapicuíba, Cotia, Diadema, Franco da Rocha, Mauá, Osasco, Ribeirão Preto, Sumaré, Santos, São Vicente, São Paulo (Cidade Tiradentes e Jardim Ângela).

A expectativa é que essas novas unidades criem cerca de 16,8 mil vagas, principalmente para cursos técnicos integrados ao ensino médio. Cada novo campus terá capacidade para atender 1.400 estudantes. Até o momento, dois terrenos já foram doados para a construção dos novos campi, enquanto os demais estão em processo de negociação.

O reitor Silmário exaltou a visita de Lula e os investimentos do Governo Federal no IFSP. “É muito gratificante trabalhar ao lado de um presidente que acredita na educação. Os investimentos advindos do Novo PAC permitirão melhorar ainda mais as condições dos nossos campi, o que reflete diretamente na qualidade da educação que é ofertada aos nossos estudantes”, aduz.