Iniciada a primeira turma do curso de Gestão de Empreendimentos de Economia Solidária

Curso faz parte do Programa Ipê de Qualificação Social e Profissional em Economia Popular e Solidária nos Institutos Federais das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul

• Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 13h25
  • Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 15h10

No dia 29 de junho, o curso de Gestão de Empreendimentos de Economia Solidária foi iniciado na Escola Popular de Agroecologia Ana Primavesi, localizada no Assentamento Egídio Brunetto, em Lagoinha/SP. O curso é ofertado pelo Campus São José dos Campos do IFSP por meio do Programa Ipê — Programa de Qualificação Social e Profissional em Economia Popular e Solidária nos Institutos Federais das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, sendo uma parceria entre a Secretaria Nacional de Economia Popular Solidária (SENAES) e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O curso conta com participantes de sete municípios do Vale do Paraíba e de, pelo menos, cinco organizações: Associação Mista dos Agricultores Agroecológicos do Vale do Paraíba, Cooperativa Mista de Agricultores de Tremembé e Região, Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba, Rede de Coletores de Sementes do Vale do Paraíba e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

De acordo com a equipe organizadora, possibilitar que o conhecimento produzido no âmbito dos Institutos Federais seja levado às comunidades por meio da educação popular é um sonho que se concretiza. A troca de saberes entre Instituição e comunidade permite que os conhecimentos se complementem, o que é positivo para ambas as partes.