Visita à Revap aproxima estudantes dos processos industriais do refino do petróleo

Confira as fotos no álbum do Facebook

• Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2024, 11h06
  • Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2024, 11h28

No dia 10 de abril, estudantes dos cursos técnicos (em Automação Industrial, Mecânica e Eletrotécnica) e superiores (Engenharia Mecânica e Licenciaturas em Química e Matemática) do Campus São José dos Campos do IFSP visitaram a Refinaria Henrique Lage (Revap). A visita foi planejada com o objetivo de proporcionar aos estudantes o conhecimento prático dos processos industriais do refino do petróleo e do setor produtivo, assim como visualizar os diversos mecanismos de controle e processos presentes em uma refinaria.

Os participantes foram recebidos por Lívia Amorim, da área de Comunicação, e por Márcio Cardoso, da área de Responsabilidade Social da Revap. Após a recepção, que contou com coffee especialmente preparado para os estudantes, ocorreu uma palestra ministrada pelo gerente de otimização da planta, Mário Porto, sobre a extração do petróleo, os processos de refino até chegar nos produtos derivados e o aproveitamento para uma máxima eficiência de todo o processo, com a apresentação de amostras de subprodutos que são obtidos diariamente na refinaria.

Caroline de Barros, profissional da Segurança Operacional, falou sobre sua trajetória na empresa, encorajando as estudantes presentes. De acordo com Ariane Lopes, do curso de Licenciatura em Química, a visita foi muito importante por proporcionar uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, o que contribui significativamente para a compreensão dos processos químicos industriais, além de permitir uma visão mais ampla e realista do mercado de trabalho na área da química, mostrando as possibilidades de atuação e os desafios enfrentados na indústria. “A visita à Revap estimula nosso interesse pela área, nos inspirando a buscar novos conhecimentos e oportunidades de crescimento profissional nesse campo tão importante e dinâmico”, afirma Ariane.

O estudante Guilherme, do curso de Engenharia Mecânica, ressalta que o tour explicativo sobre as operações realizadas foi muito bom, muito bem explicado e detalhado pelo Gerente de Transferência e Estocagem e Utilidades, Rafael Tobias, agregando ainda mais à visita.