Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Engenharia Mecânica em São José dos Campos é nota 5 no MEC

Curso obteve nota máxima na avaliação do Ministério da Educação

  • Criado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 09h48
  • Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2022, 10h45
  • Acessos: 2533

As oportunidades oferecidas aos discentes e a atenção dispensada pelos servidores da Instituição são apontadas pelos alunos como os principais diferenciais do curso para a conquista da nota 5 na avaliação do curso realizada pelo Ministério da Educação.

Marcus Vinícius Ferreira Barbosa, de 26 anos, ingressou na primeira turma de Engenharia Mecânica e hoje está no último período do curso (10º semestre). Ele, porém, conheceu o Câmpus São José dos Campos do IFSP aos 17 anos, quando ingressou no curso Técnico em Mecânica. “A qualidade dos dois cursos é absurda. No início, a estrutura era muito simples, mas logo começaram a surgir laboratórios e toda uma equipe muito empenhada em fazer o câmpus crescer, e, assim, aconteceu”, relata.

Marcus Vinícius durante apresentação do seu TCC; ele foi aprovado com a nota máxima.

Segundo o estudante, o diferencial da Instituição “é a equipe; todos são muito preocupados com a evolução do câmpus e a aprendizagem dos alunos. Vemos a proximidade dos professores com os alunos, a abertura para conversar e até desabafar. Eles estão sempre lá pra acolher. Eu nunca saí de uma aula sem entender o conteúdo. Sempre perguntava, e os professores arrumavam várias maneiras para que todos os alunos entendessem a matéria”, conta.

Neimar Sousa Silveira, coordenador do curso, reitera a fala do aluno. “Acredito que o fator principal para essa conquista foi a dedicação e o esforço de todos do câmpus”, e explica: “no segmento docente, o planejamento e a qualidade das aulas lecionadas, além da capacitação e experiências fora do ramo acadêmico, que enriquecem o conteúdo dado; no segmento técnico-administrativo, a dedicação dada a cada processo, a manutenção, a construção, as licitações foram primordiais para atender a base de funcionamento; e no segmento discente, que é o mais importante, o empenho dos alunos foi excepcional, com diversas Iniciações Científicas (IC), bolsas de estudo, estágios, experiências fora do país, como Alemanha, por meio do programa de IC do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e Portugal, pelo programa da Diretoria de Relações Internacionais do IFSP, além da participação de alunos estrangeiros”.

Estudantes e o professor Neimar (ao centro) comemorando a nota 5 na avaliação do MEC conquistada pelo curso.

As oportunidades de realizar inúmeras atividades dentro do curso são igualmente apontadas pelos estudantes da Engenharia Mecânica como um ponto positivo. Vitória Moreira dos Santos Miranda, também aluna da primeira turma do curso, fez Iniciação Científica no Instituto de Estudos Avançados (IEAv), participou do grupo fundador do Aerodesign e do Baja no Câmpus São José dos Campos do IFSP e foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic). “Apresentei projetos em eventos, como no IEAv e a Feimac, maior feira de máquinas e equipamentos da América Latina, só não estivemos em mais eventos por conta da pandemia de covid-19".

Vitória observa que dentro desse universo, ainda majoritariamente masculino, o incentivo que recebeu dentro do câmpus foi fundamental para alcançar seus objetivos. “Encontrei mais dificuldade para conseguir um estágio por ser mulher, mas tive muito apoio da coordenação do curso, que sempre me encaminhou diversas oportunidades de estágio, visto que o próprio câmpus é contatado pelas empresas. Foi assim que consegui uma vaga em uma empresa muito legal. Estudar em uma instituição de ensino federal e participar de projetos foram muito importantes para essa conquista. O IFSP me proporcionou um currículo muito bom para a minha área, para o cargo que almejo”, revela.

Vitória (quarta da direita para a esquerda na fileira de trás) junto aos colegas da primeira turma de Engenharia Mecânica durante a Feimec 2018.

De fato, o curso prevê que os estudantes tenham experiências muito similares às exigidas pelo mercado de trabalho: “os laboratórios oferecem atividades práticas, o mais próximo possível da realidade das indústrias, como disciplinas de fabricação mecânica, com treinamento em simuladores e operações na máquina, soldagem e fundição, metrologia, testes de estruturas com softwares específicos da área e projetos integradores”, relata o professor Neimar. “Outros pontos importantes que o aluno tem contato com as aplicações de engenharia são: projetos, manutenção e capacidade de planejamento estratégico. Isso tudo tem contribuído para o perfil que os alunos desenvolvem ao longo do curso: facilidade em lidar com números, gosto pela tecnologia, curiosidade e visão analítica”, acrescenta.

Marcus Vinícius resume tudo isso. “O IF é onde eu comecei a construir minha carreira; fui aluno bolsista de monitoria das disciplinas de Matemática, Cálculo e Álgebra Linear nas engenharias do câmpus; fui bolsista de IC no ITA, na área de materiais. Durante os cinco anos de graduação, tivemos várias atividades em eventos como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Semana da Engenharia, além das visitas técnicas e da constante ligação com a indústria, onde ocorreu nosso primeiro contato com o chão de fábrica. Tudo isso agregou muito ao nosso currículo”.

Membros do grupo de Aerodesign do Câmpus São José dos Campos.

Com tantas experiências, ainda antes de se formar, Marcus Vinícius já chegou longe na sua profissão, pois estagiou em duas gigantes: a Gerdau e a Ambev, onde trabalha atualmente. “A experiência, a convivência com alunos e professores, a teoria e tudo que aprendi no Instituto Federal, de alguma maneira, pude aplicar no meu estágio, no meu trabalho; a questão pessoal, de gestão de pessoas, de conseguir me expressar e desenvolver a fala, aprendi com a apresentação dos trabalhos durante o curso. Então, o IF abriu todas as portas, tenho um carinho enorme pela Instituição”.

O reconhecimento do estudante pelo IFSP é tamanho que ele não enxerga seu futuro sem voltar ao Câmpus São José dos Campos. “Espero crescer pessoalmente e profissionalmente, conquistar mais objetivos e ser uma referência de um grande ser humano e experiente profissional para o IFSP. Quero voltar e poder falar para os alunos que já estive sentado lá, para aproveitarem todas as oportunidades que o Instituto Federal oferece e contar o quanto a instituição me ajudou”, finaliza.

Processo seletivo

O curso de Engenharia Mecânica oferece 40 vagas para o primeiro semestre de 2023 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2022.

No total, o IFSP oferta 5.400 vagas para cursos superiores gratuitos no próximo semestre. Conheça todas as vagas em: https://ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/3437-ifsp-oferece-5-400-vagas-para-cursos-superiores-gratuitos 

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Mecânica do Câmpus São José dos Campos em: https://sjc.ifsp.edu.br/index.php/superiores/engenharia-mecanica 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página