Estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio participam da 2ª edição da Olimpíada Brasileira do Oceano (O2)

• Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 09h05
  • Última atualização em Segunda, 17 de Outubro de 2022, 09h05

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Câmpus São José dos Campos do IFSP participaram da segunda edição da Olimpíada Brasileira do Oceano (O2), ocorrida em setembro de 2022. Sílvia Catharina Favaro Ramos D’Angelo, do curso técnico em Automação Industrial, e Arthur Martins, do curso técnico em Mecânica, conquistaram medalha de prata; já Tábata Caroline Gonçalves Mendes, do curso técnico em Mecânica, conquistou medalha de bronze.

A Olimpíada Brasileira do Oceano (O2) é um projeto educacional que promove a cultura oceânica, ou seja, a compreensão do papel do oceano em nossas vidas e da influência de nossas ações sobre ele. Promovida pelo Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), ela conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM). A segunda edição também foi promovida pela Fundação Grupo Boticário e pela British Council, uma instituição pública do Reino Unido, com sua estrutura baseada em dois temas transversais (mulheres na ciência e mudança do clima) e três modalidades (conhecimento, projetos socioambientais e produções artísticas, culturais e tecnológicas).

Contribuindo com o desenvolvimento e o amplo compartilhamento de ações que envolvam educação, ciência e cidadania para o desenvolvimento sustentável, a O2 trabalha com conceitos científicos e atividades pedagógicas em realidades locais, de forma proativa, inovadora, inter e transdisciplinar.

Os resultados oficiais da olimpíada podem ser conferidos em: https://olimpiada.maredeciencia.eco.br/edicoes/o2-2022/premiacoes-conhecimento/#prova5.