Projeto "Science in Box" desperta o interesse de estudantes pela ciência a partir de experimentos

• Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2022, 18h12
  • Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2022, 18h15

O Projeto de Extensão “Science in Box: aprendendo ciência por meio de experimentação”, coordenado pela Prof.ª Carolina Ramos Hurtado Guimarães, tem despertado o interesse de estudantes dos ensinos fundamental e médio pela ciência a partir da vivência de experimentos com materiais elaborados por docentes e discentes do curso de Licenciatura em Química do Câmpus José dos Campos.

O principal objetivo do projeto é desenvolver e disponibilizar materiais didáticos para professores da área de Ciências da Natureza de escolas públicas de São José dos Campos, em caixas no sistema “Science in Box”. Trata-se de uma estratégia que possibilita uma melhor compreensão da química em diversos fenômenos da vida prática, desenvolve saberes ligados à química, à biologia e à física de forma interdisciplinar e, ainda, estreita os laços entre o(a) professor(a) em formação e sua atuação em sala de aula.

Cada caixa de ciência possui materiais para a realização de atividades práticas com os(as) estudantes, roteiro experimental e orientação para os(as) professores(as). Para ter acesso ao acervo de caixas de ciências, deve-se entrar em contato através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou do perfil do projeto no Instagram @scienceinboxifsp.

Figura 1: Caixa “Repolho em Potencial”
Figura 2: Caixa “Desvendando as Cores”
Figura 3: Caixa “Revelando as Digitais”