Encceja

Publicado: Terça, 12 de Julho de 2022, 14h26 | Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2022, 16h57 | Acessos: 479

Links relacionados:

O ENCCEJA, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é uma prova aplicada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada. A emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

O certificado ou declaração parcial de proficiência do Encceja é gerado através do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Todo o procedimento é feito de forma digital, ou seja, não é necessário comparecer à unidade certificadora para obter o documento.

Atenção: O IFSP não é um local de aplicação de provas, e sim uma unidade certificadora.