Página inicial > CIM > Coordenadorias > Extensão > Cine mosaico: Educação para diversidade

Cine mosaico: Educação para diversidade

Publicado: Segunda, 17 de Julho de 2017, 08h31 | Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 17h32 | Acessos: 2863

Em tempos de aumento de conflitos individuais e sociais alimentados principalmente pelas diversas expressões de preconceito e intolerância, as ações do projeto "Cine Mosaico: educação para diversidade" têm como objetivo primário fomentar nas escolas participantes a discussão de questões relacionadas aos Direitos Humanos a partir de obras cinematográficas que abordem graves problemas cotidianos como a desigualdade social, o racismo, o machismo, a misoginia, a lgbtfobia, a xenofobia, entre outras. Outro objetivo deste projeto é apresentar filmes e documentários nacionais e internacionais de curta e/ou longa-metragens, de reconhecido valor artístico (em especial obras sem grande apelo midiático/comercial), a estudantes e docentes de escolas da rede pública de educação do município de São José dos Campos. Visto que as artes têm grande potencial mobilizador de emoções e de percepções, podendo desencadear reflexões sobre valores e normas socialmente vigentes - retratando, muitas vezes, as contradições da realidade presente e instigando o pensar sobre novas possibilidades -, acreditamos que apresentar e discutir obras dessa natureza pode despertar olhares e sentidos em prol da desconstrução de conceitos que dificultam a convivência humana, da formação de indivíduos mais críticos e da construção de uma sociedade mais equilibrada, justa e humanizada. Em 2017, as ações do projeto estão acontecendo no Câmpus São José dos Campos do IFSP e, também, na Escola Estadual Prof. Ilza Irma Moeller Cóppio.