Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CIM > Últimas notícias > Notícias > Estudantes são premiados na Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades
Início do conteúdo da página
Notícias

Estudantes do curso de Licenciatura em Química criam Escape Room em laboratório do IFSP-SJC

  • Criado: Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 18h41
  • Última atualização em Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 14h06
  • Acessos: 2400

Estudantes do 4º semestre do curso de Licenciatura em Química criaram uma Escape Room em laboratório do Câmpus São José dos Campos. A atividade, realizada com estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, em Automação Industrial e Mecânica, fez parte da Prática como Componente Curricular (PCC) da disciplina de Química Inorgânica II, ministrada pelo professor Tiago Scheffer.

           Enigma escrito com amido é desvendado
                                               com solução de iodo.

O Escape Room vem sendo utilizado como estratégia de ensino e aprendizagem em diferentes áreas. Esse tipo de jogo apresenta uma história com início, meio e fim, na qual o jogador se vê preso em um ambiente e precisa resolver enigmas para se libertar. Quando jogado em grupo, o Escape Room permite a colaboração e cooperação entre os participantes, o que contribui para seu o desenvolvimento e para a aprendizagem de conceitos contextualizados naquele ambiente.

Pensando em estratégias metodológicas e recursos que promovessem um processo de ensino e aprendizagem dinâmico e inovador, os estudantes criaram o jogo baseado nos conhecimentos de química inorgânica do Ensino Médio. Os participantes foram desafiados a solucionar pistas, enigmas e problemas pautados em uma situação real envolvendo o maior acidente com produto químico, que ocorreu no dia 3 de dezembro de 1984, na cidade de Bhopal, na Índia – durante a madrugada, cerca de 40 toneladas do gás metil-isocianato (MIC) de um tanque estacionário da fábrica da Union Carbide vazou e se dispersou para a atmosfera contaminando milhares de pessoas. Os grupos tinham a tarefa de resolver as pistas para encontrar uma sirene a fim de avisar a população sobre o vazamento e escapar da sala, salvando as suas vidas e da população vizinha da fábrica. Para isso, eles tiveram um tempo disponível, com base em regras pré-estabelecidas.

Essa atividade contou com a colaboração da professora Valeria Trigueiro (IFSP/SJC), da sua aluna de mestrado, Patrícia Nikitin Marcondes, e da técnica de laboratório Suelene Bispo. Cauana Moraes, Giovana Fazenda, Giovanna Fuentes, Julia Grazielen, Kassio Henrique, Maria Fernanda Ribeiro, Mariana Rocha e Sarah de Fatima Pereira participaram da atividade e pretendem divulgar a ação para a comunidade acadêmica no formato de artigo cientifico.

Da esquerda para a direita: estudantes Kassio Henrique, Maria Fernanda Ribeiro, Giovanna Fuentes e Cauana Moraes; e o professor Tiago Scheffer.
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página