Apresentação
Histórico
A história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP teve início, no século passado, com a própria história do ensino profissional no Brasil. Sua trajetória começa em 1909, quando o presidente da República, Nilo Peçanha, assina o Decreto n.º 7.566, em 23 de setembro, criando as Escolas de Aprendizes Artífices, em várias capitais do Brasil, destinadas “aos pobres e humildes” e voltadas para o ensino industrial e a qualificação da mão-de-obra - vinculadas diretamente ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, marcando, oficialmente, a implantação do ensino técnico no país.
No ano seguinte, 19 escolas iniciaram as suas atividades, entre elas a Escola de Aprendizes Artífices de São Paulo, mais especificamente no dia 24 de fevereiro de 1910, instalada, inicialmente, em um prédio localizado na Avenida Tiradentes - centro da cidade de São Paulo, onde permaneceu até julho do mesmo ano, quando as suas instalações foram transferidas para Avenida São João. Naquele mesmo ano, sua sede é transferida para o bairro de Santa Cecília, também no centro da cidade, local onde permaneceu durante 65 anos.
Desde a sua criação, a instituição passou por diversas transformações, tendo se consagrado como Escola Técnica Federal de São Paulo – ETFSP. Em 1976, a ETFSP tem sua sede transferida, definitivamente, para o bairro do Canindé, zona norte da cidade de São Paulo, em área total a ser construída de 50.000m² - dos quais 35.000m² já construídos e 15.000m² projetados para construção.
A partir de decreto do Presidente Fernando Henrique Cardoso, em 18 de janeiro de 1999, transforma-se em Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo – CEFET-SP.
No ano de 1987, foi implantado o primeiro campus no Município de Cubatão e, em 1996, ocorreu o início do funcionamento do campus de Sertãozinho. Em 02 de fevereiro de 2009, tem início o campus de Campos do Jordão.
Hoje, prestes a completar 100 anos de existência, o IFSP está em processo de expansão.
O Instituto Federal é uma instituição de educação superior, básica e profissional, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica, nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com sua prática pedagógica.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo tem como princípios: o compromisso com a justiça social, a verticalização do ensino, ofertando educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos, com vistas na atuação profissional, nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional; a inclusão de pessoas com deficiências e necessidades educacionais especiais, além de sua natureza pública e gratuita de ensino, sob a responsabilidade da União.
Missão, Visão e Valores
MISSÃO
Ofertar educação profissional, científica e tecnológica orientada por uma práxis educativa que efetive a formação integral e contribua para a inclusão social, o desenvolvimento regional, a produção e a socialização do conhecimento.
VISÃO
Ser referência em educação profissional, científica e tecnológica, na formação de professores e na produção e socialização do conhecimento.
VALORES
- Democracia, pautada na ampla participação, igualdade e representatividade, na criação e desenvolvimento coletivo;
- Direitos Humanos, pautado na dignidade a todas as pessoas, na liberdade de opinião e de expressão e no respeito mútuo;
- Ética, pautada pela responsabilidade com o bem público e pela cooperação e justiça social;
- Excelência, pautada na governança pública, no aperfeiçoamento das relações sociais e no desenvolvimento humano;
- Gestão participativa e democrática, pautada pelos princípios de democracia, corresponsabilidade, coletividade e respeito à liberdade de expressão;
- Identidade institucional, pautada nas finalidades e características institucionais, distintivas e duradouras (resistentes ao tempo);
- Inclusão social, pautada na igualdade, respeito, solidariedade, na participação igualitária de todos na escola e na sociedade;
- Inovação, pautada no desenvolvimento do arranjo produtivo e para a qualidade de vida das pessoas;
- Respeito à diversidade, pautado pelos princípios da igualdade nas relações sociais, étnicos-raciais e de gênero e o reconhecimento e respeito às diferenças;
- Soberania nacional, pautada na democracia, na igualdade dos Estados na comunidade internacional, associado a independência nacional;
- Sustentabilidade, pautada pela responsabilidade ambiental e social;
- Transparência, relacionado ao Estado Democrático e de Direito, pautado na publicidade e no acesso à informação.
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