Página inicial > CEX > Últimas notícias > Notícias > Processo seletivo para ingresso por reopção de curso, por transferência externa ou para portadores de diploma de graduação no curso de bacharelado em Engenharia Mecânica

Nota da Reitoria sobre sociabilidade e convivialidade na instituição

• Publicado: Terça, 11 de Abril de 2023, 13h12
  • Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2023, 13h18

Passamos um longo período sem a possibilidade do convívio presencial em nossos câmpus. Devido à pandemia de Covid-19, estivemos impedidos de vivenciar a riqueza do contato no ambiente escolar, das trocas, dos eventos científicos, esportivos e culturais.

Felizmente isso voltou a ser possível com segurança, recuperando o que talvez seja o mais importante em uma instituição de ensino: a sociabilidade e a convivialidade.

Porém, temos visto exemplos em todo o país de dificuldades no exercício e construção da cidadania e, até mesmo, desvios da conduta minimamente civilizada.

Seja pelo período de distanciamento, seja por influência e consequência de discursos de ódio ou banalização da desigualdade e violência que assolaram o país nos últimos anos, fato é que temos vivenciado situações que não condizem com os princípios de nossa Constituição e de nossa instituição, que prima pela inclusão e equidade.

Desse modo, faz-se necessário reafirmar o óbvio: o IFSP não tolera nenhum tipo de discriminação ou apologia à violência.

Como educadores, estaremos atentos e atuantes para lidar com tais temas de maneira pedagógica, construindo junto aos estudantes uma cultura diversa e plural.

Porém, para além do aspecto educacional e desconstrução de discursos de ódio, supremacistas, machistas e racistas, também a ação correcional será observada.

Sem prejuízo a eventuais apurações judiciais, condutas que coloquem em risco a segurança da comunidade, ou incorram em crimes tais como racismo e apologia ao nazismo serão tratadas com rigor.

Sabemos que, no conjunto de nossa grande comunidade acadêmica, são poucos indivíduos a manifestarem tais condutas, sendo que o IFSP tem como características a pluralidade, a alegria, o amor ao conhecimento e à diversidade.

Rogamos aos servidores, estudantes, pais e responsáveis que estejam unidos na construção de uma instituição justa e inclusiva.