Página inicial > CEX > Últimas notícias > Release 1: Título do release entre 35 e 90 caracteres

Minicurso - Qual escola: Formação ou barbárie?

Acessos: 619

Este minicurso pretende abordar os fundamentos e caminhos da educação escolar a partir do conceito de formação crítica assim como este foi construído e compreendido por Theodor W. Adorno e demais pesquisadores e estudiosos da chamada Teoria Crítica da Sociedade. Fundamentando-se prioritariamente nessa formulação, propõem-se a análise do expressivo aumento das manifestações conservadoras (por vezes envoltas em violências) ocorridas na sociedade brasileira e seus reflexos nos ambientes educacionais, culminando em movimentos e projetos como “Escola sem partido” ou no endossamento de concepções arbitrárias como aquela que foi denominada “ideologia de gênero”. O intuito principal do minicurso é, então, suscitar reflexões e debates sobre qual tipo de escola e de educação nós, educadores, de fato desejamos e reforçamos através da aceitação e veiculação de determinadas ideias e, principalmente, por meio de nossas ações político-pedagógicas.

Minicurso realizado de 17 a 31/08/2018.