Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Eleições Consup - Participe
Início do conteúdo da página
Notícias

Enade 2021: PRE tira dúvidas em webinar dia 19, às 15h

Matemática e Química estão entre os cursos de licenciatura que participarão da avaliação

  • Publicado: Sexta, 16 de Julho de 2021, 16h38
  • Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 17h27

A Pró-reitoria de Ensino realiza, no dia 19 de julho, às 15h, uma webinar para sanar dúvidas da comunidade do IFSP sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Acompanhe a transmissão pelo Canal do IFSP no Youtube.

Neste ano, as áreas de conhecimento e os eixos tecnológicos do Enade referem-se ao ano II do ciclo avaliativo, não avaliados em 2020 em função da pandemia.

Participarão da avaliação os seguintes cursos: 1) Licenciaturas: Artes Visuais; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras - Inglês; Letras - Português; Letras - Português e Espanhol; Letras - Português e Inglês; Matemática; Música; Pedagogia; e Química 2) Bacharelados: Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Design; Educação Física; Filosofia; Geografia; História; Química; e Sistemas de Informação 3) Tecnologias: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Tecnologia da Informação; e Redes de Computadores.

A participação é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados dos cursos mencionados. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar. Quem não realizar a prova ou preencher o Questionário do Estudante fica impedido de colar grau.

Os coordenadores dos cursos avaliados deverão inscrever os estudantes ingressantes e concluintes entre os dias 19 de julho e 29 de agosto no Sistema Enade. Os alunos inscritos pelos coordenadores deverão preencher o cadastro no período de 19 de julho a 13 de novembro, também pelo Sistema Enade.

O exame será realizado no dia 14 de novembro e é composto por uma prova com 40 perguntas, sendo 10 questões de ‘Formação Geral’, com temas comuns a todos os cursos, e 30 questões de ‘Componente Específico’, com perguntas próprias de cada área. Os estudantes terão quatro horas para realizar a prova.

Exame

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. 

Saiba mais aqui.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página