Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Assistência Estudantil
Início do conteúdo da página

Assistência Estudantil

Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 21h10 | Última atualização em Quinta, 07 de Outubro de 2021, 10h17 | Acessos: 10914

O que é?

A Assistência Estudantil do IFSP é uma política institucional, pautada no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que visa garantir condições de permanência para o êxito dos nossos estudantes, durante o decorrer de seu curso, para que o direito e o acesso à educação, de fato, se realize.

Na Política de Assistência Estudantil (PAE) do IFSP, estão previstas ações que visam a permanência do estudante em situação de vulnerabilidade social, nas quais se encontram os auxílios transporte, alimentação, moradia, saúde e apoio aos estudantes-pais. Estão previstas, ainda, ações amplitude universal, visando a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas, o acesso a materiais didáticos-pedagógicos, ações de cultura, esporte e inclusão digital.

Auxílio Alimentação: É um auxílio financeiro que tem por objetivo oferecer condições para o atendimento das necessidades de alimentação básica aos estudantes.

Auxílio Creche (apoio aos estudantes pais e mães): Tem o objetivo de disponibilizar auxílio financeiro a estudantes pais e mães de crianças de até 11 anos, 11 meses e 29 dias. O auxílio será pago a um único filho. Caso o estudante tenha filho com necessidades especiais comprovadas por laudo médico, o auxílio poderá ser pago mesmo que a idade seja superior à citada anteriormente. 

Apoio didático-pedagógico: É um auxílio financeiro que tem o objetivo de atender aos estudantes que necessitam de apoio para materiais didáticos específicos do seu curso, para compra de material didático-pedagógico.  

Auxílio Moradia: É um auxílio financeiro que tem o objetivo de contribuir para que o aluno possa arcar com as despesas de aluguel. Destina-se aos estudantes cuja família não resida no município em que está situada a unidade do IFSP em que ele estuda, ou que resida a uma distância acima de 50 km do câmpus. 

Auxílio Transporte: É um auxílio financeiro que tem o objetivo de contribuir para que estudante possa custear o seu deslocamento no trajeto domicílio/instituição de ensino. 

Auxílio Saúde: Tem por objetivo atender estudantes que apresentem problemas de saúde que comprometam o seu desempenho acadêmico. Prioritariamente serão atendidas situações em que houve dificuldade no acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Esse auxílio tem caráter emergencial, podendo ser solicitado quando necessário. 





 

registrado em:
Fim do conteúdo da página