Ex-aluno do curso de Licenciatura em Matemática conclui mestrado na UNESP

Sua pesquisa é dedicada ao estudo de conjuntos de números especiais

• Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 17h21
  • Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 17h37

O Campus São José dos Campos do IFSP celebra a conquista de seu ex-aluno, Gabriel Andrade Miranda da Silva Cruz, que defendeu sua dissertação de mestrado em Matemática na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), em setembro de 2023.

Gabriel, orientado pelo Prof. Dr. Lucas Antonio Caritá, docente do IFSP credenciado no programa de Mestrado da UNESP, realizou uma pesquisa dedicada ao estudo de conjuntos de números especiais. "Na minha pesquisa, estudei conjuntos de números considerados especiais, analisando suas principais propriedades e as relações entre eles", compartilhou o jovem matemático. A dissertação, intitulada "Um estudo sobre algumas famílias de números especiais", abrangeu conjuntos como números pares e ímpares, primos, pseudoprimos, geométricos, perfeitos, amigáveis, números de Fermat, de Mersenne, de Carmichael, de Fibonacci e de Lucas.

Ele destaca a influência positiva de sua formação no IFSP ao enfrentar os desafios do mestrado: "A sólida formação inicial que obtive no IFSP, com um corpo docente extremamente competente, não apenas me preparou de maneira abrangente, mas também desempenhou um papel fundamental na minha capacidade de enfrentar os desafios do mestrado".

A experiência no IFSP também contribuiu para sua escolha de seguir a carreira acadêmica. Ele destaca o incentivo dos professores como um ponto crucial e ressalta que o mestrado abre portas para oportunidades no campo profissional e acadêmico, proporcionando um amadurecimento substancial. Quanto aos planos futuros, Gabriel compartilha entusiasmado que já deu início ao doutorado em Física e Astronomia na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

Da esquerda para a direita: Profa. Dra. Eliris Cristina Rizziolli (UNESP/IGCE; membro da banca avaliadora), Prof. Dr. Lucas Antonio Caritá (IFSP/SJC), Gabriel Andrade Miranda da Silva Cruz, Prof. Dr. Ricardo Aparecido Moraes (IFSP/SJC; membro da banca avaliadora) e Prof. Dr. Antonio Nilson Laurindo (UEMA; membro da banca avaliadora).

Aos futuros pesquisadores, aconselha escolher uma área de estudo de interesse, o que tornará a trajetória mais prazerosa, e conclui afirmando que "a jornada acadêmica é desafiadora, mas é enriquecedora e gratificante".

A Direção e a Coordenadoria do curso de Licenciatura em Matemática do Campus São José dos Campos parabenizam Gabriel Andrade Miranda da Silva Cruz por sua conquista e desejam sucesso contínuo em sua jornada acadêmica e profissional.