Ex-aluno do curso de Licenciatura em Matemática defende mestrado na UNESP

• Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2023, 17h29
  • Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2023, 17h32

No dia 10 de julho de 2023, Josué de Carvalho Oliveira, ex-aluno do curso de Licenciatura em Matemática do Campus São José dos Campos do IFSP, defendeu sua dissertação de mestrado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), um marco notável em sua jornada acadêmica. O jovem matemático dedicou-se incansavelmente a sua pesquisa, explorando as sequências de Fibonacci e de Lucas no contexto da Álgebra e Teoria dos Números, em que demonstrou importantes teoremas e propriedades, incluindo algumas demonstrações inéditas.

Seu orientador, o Prof. Dr. Lucas Antonio Caritá, é docente do Campus São José dos Campos e credenciado no programa de Mestrado da UNESP. A banca avaliadora contou com a participação do Prof. Dr. João Peres Vieira (UNESP) e do Prof. Dr. José Antonio Salvador (UFSCAR).

Na foto, da esquerda para a direita: João Peres, Josué Oliveira, Lucas Caritá e José Salvador.

Josué tornou-se o segundo ex-aluno do curso de Matemática do Campus São José dos Campos a defender seu mestrado, seguindo os passos de Stella Faria Costa, que conquistou o título de mestre em Física e Astronomia na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), no início de 2023. Segundo ele, "A graduação no IFSP foi fundamental para que eu tivesse um bom desempenho no mestrado. Muitas vezes, consultei cadernos e materiais de aulas dos professores do IFSP para me ajudar nas matérias do mestrado. Além disso, a experiência da iniciação científica ajudou a aprimorar minha pesquisa".

O novo mestre também enfatizou a influência positiva dos professores do IFSP em sua formação acadêmica: "Eu posso dizer que se deve aproveitar ao máximo os professores que a Instituição possui, porque toda a experiência que eu tive foi aproveitada durante o mestrado ou na minha vida profissional mesmo. Cada um contribuiu muito para formar o profissional que sou hoje, e eu tenho muito orgulho de ter estudado no IFSP". Com entusiasmo, afirmou ainda que "O mestrado para mim significa a oportunidade de aprimorar meus conhecimentos e melhorar minha vida acadêmica. Consegui, através dessa experiência, entender mais profundamente a área que pretendo continuar pesquisando".

A conquista de Josué é um exemplo inspirador para todos os estudantes ao demonstrar que a dedicação, a paixão pelo conhecimento e o apoio de uma Instituição de ensino de qualidade podem abrir portas para um futuro brilhante.

A Coordenação e toda a equipe do curso de Licenciatura em Matemática parabeniza Josué por seu notável feito e deseja muito sucesso em sua jornada acadêmica e profissional.