Ex-aluna da Licenciatura em Matemática defende mestrado em Física e Astronomia

• Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 16h41

No dia 28 de fevereiro de 2023, Stella Faria Costa, ex-aluna do curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus São José dos Campos do IFSP, defendeu sua dissertação de mestrado em Física e Astronomia intitulada “Análise de Estruturas de Galáxias Espirais Grand Design via Métodos de Fourier”, na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Stella foi orientada pelo Prof. Dr. Irapuan Rodrigues (UNIVAP) e coorientada pelo Prof. Dr. Lucas Antonio Caritá (IFSP), docente do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP. Em sua banca, além dos orientadores, estiveram presentes os professores Dr. Ivânio Puerari (National Institute of Astrophysics, Optics and Electronics – INAOE, México), Dra. Virgínia Klausner (UNIVAP) e o Dr. José Jimenez (UNIVAP).

Stella afirma que “ter cursado Licenciatura em Matemática permitiu com que eu pudesse escolher vários caminhos para seguir depois. E mesmo que alguns caminhos parecessem mais difíceis, no IF tive professores exemplares e que me proporcionaram uma formação incrível; tive experiência com pesquisa fazendo duas Iniciações Científicas, aprendi a ter maturidade e disciplina com os estudos. Então, saí da graduação me sentindo preparada para qualquer que fosse minha escolha. Não que eu soubesse tudo ou fosse a melhor, mas porque sabia que a minha formação me preparou e me capacitou para que eu pudesse aprender e conquistar muito mais. Desde o início da graduação tive contato com Mestres e Doutores que me inspiraram. Meus olhos brilhavam vendo tanto conhecimento sendo transmitido de forma tão simples. A gente quer estar ali, a gente quer aprender mais e conseguir, algum dia, fazer a diferença daquela forma. Eu vim de escola pública, então fazer um mestrado sempre foi, além de um sonho, uma realização pessoal: ser como aqueles que me inspiraram”. Stella aconselha os atuais estudantes: “Se dediquem, estudem e aproveitem cada minuto. O IFSP-SJC é um lugar incrível e esses anos farão a diferença na vida de vocês. O que nós aprendemos ninguém tira da gente e esse conhecimento ainda pode se multiplicar quando ensinamos o outro”.