XXII INIC - Encontro Latino Americano de Iniciação Científica – UNIVAP/SJC

Publicado: Terça, 06 de Julho de 2021, 11h02 | Última atualização em Terça, 06 de Julho de 2021, 11h02 | Acessos: 2755

Nos dias 25 e 26 de outubro de 2018 aconteceu o XXII INIC - XXII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, juntamente com o XVIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, XII INIC Jr. e VIII INID na UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos/SP.

As alunas do 2º Ano do Curso de Licenciatura em Matemática, Camila Silveira Redondo e Gabriela de Almeida Santos Moraes, bolsistas do PIBIFSP (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP) participaram apresentando seus trabalhos de Iniciação Científica, orientadas pela Profa. Dra. Graziela Marchi Tiago e pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Barbosa.

O trabalho apresentado pela aluna Camila propõe o uso de uma ferramenta tecnológica, mais especificamente a Lógica Fuzzy, para auxiliar o professor no processo de avaliação das aprendizagens dos discentes. A principal vantagem do sistema proposto é a possibilidade de classificar o desempenho dos discentes considerando o uso de vários indicadores e não apenas as avaliações tradicionais, buscando considerar os aspectos subjetivos atribuídos no processo de avaliação discente. O artigo completo pode ser acessado em : http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2018/anais/trabalhos_ciencias_humanas.html

Já o trabalho da aluna Gabriela contempla a temática ambiental utilizando a Lógica Fuzzy para o cálculo do Índice da Qualidade do Ar (IQAr). O cálculo do IQAr é atualmente feito através de uma ferramenta matemática e considera a qualidade do ar de uma determinada estação pelo pior resultado do poluente atingido. A aluna em seu estudo, utiliza todos os poluentes estabelecidos pela Cetesb para o cálculo do índice através de um modelo fuzzy, possuindo assim uma maior sensibilidade na classificação da qualidade do ar quando comparado ao método atual. O artigo completo pode ser acessado em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2018/anais/trabalhos_engenharias.html.

A realização destes trabalhos, além de introduzir as alunas no mundo da pesquisa acadêmica, possibilitou a discussão de temas extremamente relevantes para a formação do futuro professor de matemática, como destaca a Profa. Graziela.