Projeto Aproximar

Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 16h10 | Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 17h31 | Acessos: 2561

Tecnologias como CNC e processamento de materiais com laser já estão consolidadas na indústria. No IFSP, o CNC tem sido trabalhado, principalmente, em disciplina do curso Técnico em Mecânica; o corte a laser, por sua vez, ainda está em desenvolvimento. Este tipo de corte é realizado sem a utilização de ferramentas, como fresa, utilizando em seu princípio de funcionamento fenômenos descritos por Einstein no início do século XX – absorção, emissão espontânea e emissão estimulada. No ensino fundamental, muitos alunos não sabem o significado de laser (light amplification by estimulated emission radiation, ou seja, amplificação de luz por emissão estimulada de radiação) e desconhecem tecnologias como o CNC (cálculo numérico computadorizado) e CAD (computer aided designed, ou seja, desenho com auxílio de computador). Nesta proposta, pretende-se despertar o interesse dos alunos pela ciência e por tais tecnologias, motivando-os a ingressar nos cursos ofertados pelo IFSP.