Experimentoteca do LIENQ-IFSP: aproximando a ciência e a comunidade

Publicado: Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 15h43 | Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 17h28 | Acessos: 758

O Projeto “Experimentoteca do LIENQ-IFSP: aproximando a ciência e a comunidade” busca despertar o interesse dos alunos dos ensinos fundamental e médio pela ciência, a partir de aulas experimentais com materiais desenvolvidos pelos docentes e discentes do curso de Licenciatura em Química do IFSP/SJC. Para tanto, bem como para permitir uma interdisciplinaridade entre os componentes curriculares da grande área de Ciências da Natureza, a ideia é construir uma Experimentoteca nas dependências do campus, em que será possível elaborar, desenvolver e construir materiais didáticos (tais como kits experimentais, painéis explicativos e jogos educativos), que estarão à disposição da comunidade para empréstimo para as aulas, principalmente para as escolas públicas do município de São José dos Campos. O material desenvolvido versará sobre temas interdisciplinares de maior dificuldade de compreensão por parte dos alunos, sendo uma metodologia atrativa para o entendimento de tais conceitos. Ao final do projeto, é previsto que a Experimentoteca do LIENQ esteja em funcionamento para garantir a inserção da comunidade no mundo científico de uma maneira lúdica, prazerosa e divertida.