Óleos residuais: Na pia não, mas sim na produção de sabão

Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2017, 13h01 | Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 17h26 | Acessos: 1451

O projeto Óleos Residuais: na Pia Não, Mas Sim na Produção de Sabão busca despertar a conscientização por parte da comunidade sobre os malefícios causados pelo descarte inadequado de óleos residuais na rede de esgoto. Com a reciclagem deste resíduo, é possível, com pequeno investimento, realizar transformações químicas para a obtenção de produtos com maior valor agregado, como sabão e biodiesel.
O projeto realiza palestras informativas, além de campanhas de coleta de óleo no câmpus IFSP/ São José dos Campos e em escolas de ensino médio da rede pública e particular da região. Além de disseminar para a comunidade a importância do descarte adequado de óleos residuais, o projeto também contribui para o ensino de transformações químicas aos alunos de ensino médio, além de proporcionar a vivência da metodologia científica para os alunos do curso de licenciatura em Química, que podem estreitar os laços entre o professor em formação e a sala de aula. Pretende-se que os participantes atuem como disseminadores da educação ambiental e contribuam, assim, para o desenvolvimento sustentável.