Página inicial > Eventos > Galeria de imagens > Galeria 1 > Imagem 3: título com até 45 caracteres

Projeto “Construção de gerador elétrico”

Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2019, 08h52 | Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2023, 00h16 | Acessos: 2717

Os alunos do 3.º módulo, do curso técnico em Eletrotécnica, que cursaram a disciplina de Máquinas Elétricas 2, foram desafiados pelo professor da disciplina, Luís Catarino, a construir um gerador elétrico usando sucata para demonstrar os conceitos vistos em sala de aula.

Como forma de superar a deficiência de aulas práticas, devido aos recursos técnicos limitados do laboratório de Máquinas Elétricas, e também como estímulo à criatividade e interesse pelos conceitos teóricos vistos em aula, os alunos receberam do professor Luís Catarino a proposta de construírem um gerador elétrico síncrono, a partir de sucata.

A adesão ao desafio foi opcional, mas teve a participação da maioria dos alunos.

A única especificação estabelecida era que o gerador pudesse alimentar uma lâmpada, acionada manualmente por uma manivela. Isso deixou as demais especificações em aberto, permitindo aos alunos usarem toda a sua criatividade. No decorrer do semestre, durante as aulas da disciplina, os alunos puderam tirar dúvidas a respeito das dificuldades da construção, consolidando conceitos e desenvolvendo alternativas que pudessem viabilizar os seus projetos.

Os grupos foram formados por até três alunos, que se organizaram livremente, não sendo permitidos projetos individuais.

Todos os grupos criaram geradores completamente diferentes e, na aula de apresentação final, conseguiram fazê-los funcionar com sucesso.

Após a apresentação, os melhores geradores passaram a fazer parte do acervo do laboratório e poderão ser utilizados nas aulas práticas do curso para os futuros alunos, que seguirão sendo desafiados, a desenvolverem máquinas ainda melhores. Uma documentação com os detalhes de cada projeto está disponibilizada aos futuros alunos.

Conforme o professor Luís Catarino, os alunos participantes, em geral, relataram que o desafio proposto permitiu-lhes aprenderem muitas coisas, que não são possíveis em uma aula puramente teórica, e que o trabalho, embora bastante árduo, deu-lhes muita satisfação, quando os resultados apareceram.

Renato, Narielle e Sérgio construíram um gerador com eletroímãs

Marcelo, João e Rafael conseguiram acender uma lâmpada de 24V

Gabriel, Eldermax e Edízio construíram o “Black Scrap Generator”

O projeto foi bem trabalhoso, mas valeu a pena para Ítalo e Jackson