Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Direção Geral > Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação
Início do conteúdo da página

Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (CPI)

A partir da publicação da Lei Federal nº 11.892 de 2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, ficou estabelecido que uma das finalidades dos Institutos Federais é o estímulo e a realização da pesquisa aplicada, visando o desenvolvimento científico e tecnológico, com o objetivo de estender seus benefícios à comunidade.

Dessa forma, a Coordenadoria de Pesquisa e Inovação tem como objetivos planejar e acompanhar as atividades relacionadas com a pesquisa, buscando seu fortalecimento em todos os níveis de ensino do IFSP.

Os trabalhos de Iniciação Científica têm como objetivos:

  • Propiciar aos alunos o desenvolvimento de habilidades nas áreas do conhecimento, viabilizando a participação em projetos de pesquisa que estimulem o desenvolvimento do pensamento científico e que contribuam para a sua formação profissional;
  • Criar um ambiente de produção intelectual que estimule o aperfeiçoamento dos cursos oferecidos, proporcione melhor formação para os alunos e estabeleça novos vínculos com outras instituições de ensino e/ou empresas;
  • Estimular o surgimento de grupos de pesquisa no IFSP;
  • Proporcionar condições para a integração dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos por professores da instituição;
  • Estimular o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de abrangência dos cursos oferecidos pela instituição;
  • Criar grupos de trabalho, formados por docentes e alunos envolvidos no desenvolvimento de pesquisas aplicadas, de acordo o Regulamento Interno.

São três as modalidades de Iniciação Científica no Campus:

  1. Iniciação Científica Institucional: modalidade com bolsa discente paga pelo IFSP, sendo gerenciada em todo o seu processo de concessão, implantação e acompanhamento pela Diretoria de cada Campus e seus respectivos servidores designados.
  2. Iniciação Científica de Agências de Fomento: modalidade com bolsa ao discente paga por agências de fomento, concedidas por meio de cotas únicas para a Instituição, como, por exemplo, CNPq e Capes, sendo gerenciada em todo o seu processo de concessão, implantação e acompanhamento pela PRP.
  3. Iniciação Científica Voluntária: modalidade sem bolsa ao discente, gerenciada em todo o seu processo de concessão, implantação e acompanhamento pela Diretoria de cada Campus.

Destaques da CPI

Fim do conteúdo da página