Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre a CPI

Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

• Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 20h51
  • Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 18h36

A partir da publicação da Lei Federal nº 11.892 de 2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, ficou estabelecido que uma das finalidades dos Institutos Federais é o estímulo e a realização da pesquisa aplicada, visando o desenvolvimento científico e tecnológico, com o objetivo de estender seus benefícios à comunidade.
    Dessa forma, a Coordenação de Pesquisa e Inovação do IFSP - Campus São José dos Campos tem como objetivos planejar e acompanhar as atividades relacionadas com a pesquisa, buscando seu fortalecimento em todos os níveis de ensino do IFSP.

Os trabalhos de Iniciação Científica têm como objetivos:

• Propiciar aos alunos o desenvolvimento de habilidades nas áreas do conhecimento, viabilizando a participação em projetos de pesquisa que estimulem o desenvolvimento do pensamento científico e que contribuam para a sua formação profissional;
  • Criar um ambiente de produção intelectual que estimule o aperfeiçoamento dos cursos oferecidos, proporcione melhor formação para os alunos e estabeleça novos vínculos com outras instituições de ensino e/ou empresas;
  • Estimular o surgimento de grupos de pesquisa no IFSP;
  • Proporcionar condições para a integração dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos por professores da instituição;
  • Estimular o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de abrangência dos cursos oferecidos pela instituição;
  • Criar grupos de trabalho, formados por docentes e alunos envolvidos no desenvolvimento de pesquisas aplicadas, de acordo o Regulamento Interno.

São três as modalidades de Iniciação Científica no Campus:

1. Iniciação Científica Institucional: modalidade com bolsa discente paga pelo IFSP, sendo gerenciada em todo o seu processo de concessão, implantação e acompanhamento pela Diretoria de cada Campus e seus respectivos servidores designados.
  2. Iniciação Científica de Agências de Fomento: modalidade com bolsa ao discente paga por agências de fomento, concedidas por meio de cotas únicas para a Instituição, como, por exemplo, CNPq e Capes, sendo gerenciada em todo o seu processo de concessão, implantação e acompanhamento pela PRP.
  3. Iniciação Científica Voluntária: modalidade sem bolsa ao discente, gerenciada em todo o seu processo de concessão, implantação e acompanhamento pela Diretoria de cada Campus.

Atualmente no IFSP – Campus São José dos Campos há 15 projetos de Iniciação Cientifica Institucional em andamento. As linhas de pesquisa dos projetos concentram as áreas de Controle e Automação, Matemática, Mecânica e Química desenvolvido pelos docentes das respectivas áreas. Recentemente foram criados dois grupos de pesquisas: um contendo como linha de pesquisa a área de Ciências Matemáticas e Computacionais e outro contendo as linhas de pesquisa nas áreas de Controle de Sistemas Dinâmicos, Controle Preditivo, Otimização numérica e Identificação de Sistemas. Esses grupos de pesquisa contam com 7 docentes além de técnicos e discentes envolvidos com os projetos de pesquisa.

Coordenador de Pesquisa e Inovação

Prof. Dr. Matheus Mascarenhas