Estudante recebe convite para Programa de Iniciação Científica da Olimpíada do Oceano

Projeto deve relacionar a cultura oceânica com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

• Publicado: Quinta, 28 de Março de 2024, 15h35
  • Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2024, 17h40

Após ser premiado com medalha de ouro na III Olimpíada Brasileira do Oceano, Miguel da Silva Santos, estudante do segundo ano do curso técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio do Campus São José dos Campos do IFSP, foi selecionado para recebimento do prêmio em bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) da Olimpíada do Oceano (O2), oferecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O edital da O2 previu a concessão de cem bolsas de ICJ (dez parcelas de R$ 300,00 cada) para estudantes de escolas públicas premiados na modalidade "Conhecimento" de sua edição 2023. Os bolsistas devem desenvolver um projeto com foco na cultura oceânica em suas escolas, considerando a mobilização de toda a comunidade escolar (interna e externa) e promovendo uma discussão sobre tema e a sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, são incentivados a criar materiais de divulgação como e-books, palestras, podcasts, ações de limpeza em corpos d’água e arredores, artes sobre conscientização para divulgação em redes sociais, entre outros.

As atividades do estudante Miguel serão acompanhadas pela professora Marina Mariano, responsável pela O2 no Campus São José dos Campos, e também pela equipe do Maré de Ciência, um programa de extensão do Campus Baixada Santista, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), dedicado a trabalhar a difusão científica e o engajamento para fortalecer a interface entre ciência, políticas públicas e sociedade.