Curso de Licenciatura em Matemática obtém Conceito 4 no Enade 2021

• Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2022, 12h06
  • Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2022, 13h36

O curso de Licenciatura em Matemática obteve conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. O Enade é uma avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), aplicada aos formandos dos cursos superiores. Cada curso é avaliado a cada 3 anos e a nota varia entre 0 e 5 pontos.

O Grupo de Pesquisa Matemática Científica e Computacional (GPMCC) analisou os dados divulgados no portal do MEC e fez o comparativo do curso no cenário nacional e estadual. “Em 2021, foram avaliados 359 cursos de Licenciatura em Matemática de instituições públicas e privadas. Dentre esses, 85 são ofertados por Institutos Federais, e o de São José dos Campos obteve o 8º melhor resultado com a nota contínua de 3,525. Essa nota o coloca no melhor quartil nacional, quando comparado a todas as instituições avaliadas”, diz a pesquisadora Rosemeire Aparecida Rosa Oliveira. O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) obteve um excelente resultado comparado aos outros Institutos Federais, com o único conceito máximo desse curso, no Câmpus Hortolândia.

No comparativo estadual, o curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus São José dos Campos também se encontra no melhor quartil, ocupando a 11ª posição entre 42 cursos avaliados. “O resultado é muito gratificante e importante para toda a comunidade. Fico feliz em acompanhar o crescimento dos nossos alunos, tornando-se profissionais bem qualificados que com certeza mudarão a realidade da região do Vale do Paraíba”, diz o coordenador atual do curso, professor Marcos William da Silva Oliveira, que cumprimenta estudantes e professores pela conquista.

Distribuição do Conceito Enade 2021 nas instituições de ensino do Estado de São Paulo. Fontes: Dados MEC; Imagem GPMCCDistribuição do Conceito Enade 2021 nas instituições de ensino do Estado de São Paulo. Fontes: Dados MEC, Imagem GPMCC