Coordenadoria de Pesquisa e Inovação

    A partir da publicação da Lei Federal nº 11.892 de 2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, ficou estabelecido que uma das finalidades dos Institutos Federais é o estímulo e a realização da pesquisa aplicada, visando o desenvolvimento científico e tecnológico, com o objetivo de estender seus benefícios à comunidade.
    Dessa forma, a Coordenação de Pesquisa e Inovação do IFSP - Campus São José dos Campos tem como objetivos planejar e acompanhar as atividades relacionadas com a pesquisa, buscando seu fortalecimento em todos os níveis de ensino do IFSP.

Os trabalhos de Iniciação Científica têm como objetivos:

  • Propiciar aos alunos o desenvolvimento de habilidades nas áreas do conhecimento, viabilizando a participação em projetos de pesquisa que estimulem o desenvolvimento do pensamento científico e que contribuam para a sua formação profissional;
  • Criar um ambiente de produção intelectual que estimule o aperfeiçoamento dos cursos oferecidos, proporcione melhor formação para os alunos e estabeleça novos vínculos com outras instituições de ensino e/ou empresas;
  • Estimular o surgimento de grupos de pesquisa no IFSP;
  • Proporcionar condições para a integração dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos por professores da instituição;
  • Estimular o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de abrangência dos cursos oferecidos pela instituição;
  • Criar grupos de trabalho, formados por docentes e alunos envolvidos no desenvolvimento de pesquisas aplicadas, de acordo o Regulamento Interno.

São três as modalidades de Iniciação Científica no Campus:

  1. Iniciação Científica Institucional: modalidade com bolsa discente paga pelo IFSP, sendo gerenciada em todo o seu processo de concessão, implantação e acompanhamento pela Diretoria de cada Campus e seus respectivos servidores designados.
  2. Iniciação Científica de Agências de Fomento: modalidade com bolsa ao discente paga por agências de fomento, concedidas por meio de cotas únicas para a Instituição, como, por exemplo, CNPq e Capes, sendo gerenciada em todo o seu processo de concessão, implantação e acompanhamento pela PRP.
  3. Iniciação Científica Voluntária: modalidade sem bolsa ao discente, gerenciada em todo o seu processo de concessão, implantação e acompanhamento pela Diretoria de cada Campus.

   Atualmente no IFSP – Campus São José dos Campos há 5 projetos de Iniciação Cientifica Institucional em andamento. As linhas de pesquisa dos projetos concentram as áreas de Robótica, Software básico, Automação eletrônica de processos elétricos e industriais, Engenharia elétrica e Engenharia biomédica. O Campus conta também com um projeto de pesquisa aprovado pelo Edital CNPq/SETEC-MEC, nas áreas de Processos fermentativos e Tecnologia enzimática. Esse projeto em parceria com outras Instituições de ensino participam pesquisadores, professores, alunos e técnicos administrativos. Ao total são 12 pessoas envolvidas no projeto e 4 bolsas de pesquisa em fase de implantação.

Equipe:

Profaº Vania Battestin Wiendl - Coordenadora

Siga-nos

FacebookTwitterFeed

IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo / Campus São José dos Campos

Rodovia Presidente Dutra s/n, Saída km 145 (Portão P4, Petrobras) - Jardim Diamante - São José dos Campos SP

Telefone: (12) 3901-4445