Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT 2018

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT 2018

Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 15h19 | Última atualização em Terça, 23 de Outubro de 2018, 16h18 | Acessos: 493
imagem sem descrição.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT foi estabelecida pelo Decreto n.º 5.101, de 9 de Junho de 2004. Realizada sempre no mês de outubro, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, por meio da Coordenação Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED), contando com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil, tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições, a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

"Ciência para a Redução das Desigualdades” foi o tema escolhido para a décima quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT, em 2018. A motivação para a escolha baseia-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas – ONU, e os seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades.

O tema da SNCT 2018 permite trazer à tona o debate acerca da contribuição das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil. Fomentar os usos sociais da ciência e da tecnologia permitirá ampliar as possibilidades de combater-se a desigualdade social, por meio da popularização e da divulgação da ciência e da tecnologia.

Saiba mais!

O câmpus São José dos Campos traz a quarta edição da SNCT, com vasta programação, como palestras, mesa redonda, minicursos, jogos. E com o objetivo de divulgar a produção científica e tecnológica, do câmpus São José dos Campos, e promover o intercâmbio de conhecimento entre instituições de ensino e empresas envolvidas com ciência e tecnologia da região do Vale do Paraíba, oferecendo a oportunidade de vivenciar atividades que contribuam e fortaleçam, cada vez mais, a pesquisa e a extensão - ferramentas indissociáveis das atividades educacionais do IFSP, junto à SNCT 2018, teremos a IV Jornada Científica.

Confira a programação!

registrado em: