Técnico em Automação Industrial

Automação industrial é a aplicação de técnicas, softwares e/ou equipamentos em uma determinada máquina ou processo industrial, com o objetivo de aumentar a sua eficiência, maximizar a produção com o menor consumo de energia e/ou matérias primas, menor emissão de resíduos, melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações referentes a esse processo, ou ainda, de reduzir o esforço ou a interferência humana sobre esse processo ou máquina.

O técnico executa manutenção por meio de componentes de um sistema de automação industrial, digitais ou analógicos; instala e configura sistemas automáticos baseados em CLP e em sistemas de aquisição de dados; instala e gerencia redes industriais baseadas em diversos protocolos; adapta programas para processos de fabricação e realiza montagens e atualizações em sistemas de automação de processos industriais: CNC e robóticos; especifica, instala instrumentos de medida pressão, vazão, temperatura, nível, ph etc.

Este profissional poderá atuar em empresas da cadeia produtiva do petróleo, indústria naval, fábricas de instrumentos, empresas de manutenção de equipamentos automatizados, empresas de projetos, instalações e montagens, empresas de energia e de alimentos e laboratórios de controle de qualidade e pesquisa. 

 

Duração: 4 módulos (2 anos)

Período: Vespertino ou Noturno

Público-alvo: Destinado a candidatos com 16 anos ou mais e que cursam a partir do 2° ano ou tenham completado o Ensino Médio.

 

 

 

 

Coordenação

Prof. André Luiz Mendes Moura
email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tel.: (12) 3901-4453

 

 

Siga-nos

FacebookTwitterFeed

IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo / Campus São José dos Campos

Rodovia Presidente Dutra s/n, Saída km 145 (Portão P4, Petrobras) - Jardim Diamante - São José dos Campos SP

Telefone: (12) 3901-4445