Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Assistência Estudantil
Início do conteúdo da página

Assistência Estudantil

Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 21h10 | Última atualização em Terça, 19 de Junho de 2018, 18h25 | Acessos: 870

O que é Programa Auxílio Estudantil?

O Programa Auxílio Estudantil - PAE é regido pelos princípios gerais do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, do Ministério da Educação - MEC, direcionando suas ações para as seguintes áreas: alimentação, transporte, moradia, material didático-pedagógico e saúde, descritas no Decreto n.º 7.234, de 19 de julho de 2010.


O PAE tem como objetivo assegurar aos estudantes do câmpus São José dos Campos, igualdade de oportunidade no exercício das atividades acadêmicas, promovendo o acesso, a permanência e a conclusão do curso.


O programa é destinado aos estudantes que encontram-se em situação de vulnerabilidade social e que, portanto, necessitem de auxílio financeiro para garantir a sua permanência na instituição.


O valor do auxílio não necessariamente corresponde ao valor total das despesas do estudante, mas, sim, a um valor que o auxilie em seus gastos.


Quem pode participar?

Estudantes regularmente matriculados no câmpus São José dos Campos, em um dos cursos de nível técnico ou superior, que se encaixem no perfil do programa.


A concessão do auxílio está vinculada à análise socioeconômica, realizada pela Coordenadoria Sociopedagógica - CSP.


Como o estudante recebe os auxílios estudantis?

Por meio de ordem de pagamento, realizada pelo Banco do Brasil, de acordo com as modalidades de auxílios disponibilizadas em edital.


O estudante deverá dirigir-se ao caixa, munido de CPF e RG, ou por crédito em conta corrente de qualquer banco.


O estudante menor de idade deverá estar acompanhado do responsável.


Quais as modalidades de auxílios?

  • Alimentação -  tem por objetivo oferecer condições para o atendimento das necessidades de alimentação básica aos estudantes;
  • Aluno Pai ou Mãe - tem por objetivo custear parte das despesas dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no cuidado de seus dependentes em idade pré-escolar (de zero a seis anos incompletos), durante o período de aula;
  • Material Didático-pedagógico – tem por objetivo atender aos estudantes que necessitam de apoio para materiais didáticos específicos do seu curso, para compra de material didático-pedagógico;
  • Moradia - tem como objetivo contribuir com parte das despesas referentes à moradia do estudante em vulnerabilidade socioeconômica; e
  • Transporte - tem como objetivo o custeio do deslocamento do estudante no trajeto domicílio/instituição de ensino, para aqueles que comprovem situação de vulnerabilidade social.


O que é preciso para participar da seleção do Programa?

O estudante deverá inscrever-se no sistema SUAP, completar os seus dados pessoais, assinalando a participação no Programa de Auxílio Permanência – PAP. Apresentar à Coordenadoria Sociopedagógica – CSP, o cadastro no SUAP impresso e formulário socioeconômico preenchido, juntamente com documentação exigida conforme edital publicado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página